Um marco histórico na causa da Esclerose Múltipla!

Pela primeira vez, a Organização Mundial de Saúde (OMS) adicionou três terapias modificadoras da Esclerose Múltipla na sua lista de medicamentos essenciais.

Esse é um momento significativo na história da EM, marcando um passo crucial para melhorar o acesso a tratamentos para pessoas que vivem com a doença, já que, com essa decisão, a OMS reconhece a importância de tornar os tratamentos disponíveis em todos os sistemas de saúde ao redor do mundo. 

Os três tratamentos adicionados à Lista de Medicamentos Essenciais da OMS são:

  • Rituximabe;
  • Cladribina;
  • Acetato de glatiramer.

O que é a Lista de Medicamentos Essenciais da OMS?

A Lista de Medicamentos Essenciais da OMS é um conjunto internacionalmente reconhecido de medicamentos selecionados para ajudar os países a escolher como tratar suas necessidades prioritárias de saúde. Os países frequentemente usam a lista para desenvolver suas próprias listas nacionais de medicamentos essenciais.

A MSIF e seus membros enfatizam que os três medicamentos listados fornecem uma base de cuidados, mas não são os únicos eficazes e importantes para o tratamento da EM. Como esta é a primeira vez que os tratamentos para EM são incluídos, uma nova seção foi criada na lista para enfatizar a importância dos tratamentos para EM.

Tratamentos eficazes são cruciais para ajudar as pessoas com EM, retardando o acúmulo de incapacidade, reduzindo o número de recaídas e mantendo a independência. O acesso a uma variedade de DMTs pode ajudar as pessoas com EM a manter a produtividade econômica e contribuir ativamente para a sociedade. A EM é uma doença complexa e é importante que diferentes DMTs sejam disponibilizados para atender às diferentes necessidades da população de EM em um país.

Essa é apenas uma das grandes conquistas que ainda estão por vir, onde, cada passo nos guia a um futuro melhor e mais inclusivo!

Saiba mais em: https://www.msif.org/news/2023/07/25/whos-decision-brings-hope-to-people-with-ms-worldwide/