Terapias de Neurorreabilitação

Representa atendimentos de orientação realizados presencialmente na nossa sede, incluindo neurologia, psiquiatria, médico da família, urologia, psicologia, neuropsicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, Neurovisão, pilates, terapias complementares (massagem, reiki, acupuntura, mesa lira) e ainda as oficinas do centro de convivência (artesanatos, coral, teatro).

Neurologia

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica que afeta o sistema nervoso central. Portanto, é a neurologia a área da medicina responsável pelo diagnóstico da doença e pelo direcionamento do tratamento de neurorreabilitação. Em outras palavras, o neurologista é essencial para os pacientes com EM. A equipe de neurologia da ABEM auxilia pacientes de diversas formas: fornece orientações internas, ajuda na compreensão da doença e indica quais as melhores condutas de neurorreabilitação a serem tomadas. Além disso, nossos profissionais auxiliam na validação de laudos de pacientes, que chegam para nós de todo o Brasil. É também a equipe de neurologistas que dá apoio e suporte à equipe multidisciplinar na área da saúde e a equipe de pesquisadores na ABEM.

Acupuntura

Consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo chamados de “pontos de acupuntura” ou “acupontos”, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Dentro do conhecimento atual de fisiologia, a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, em efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou supra-segmentar.

Neuropsicológica

A perda de capacidade cognitiva, mecanismo utilizado pelo ser humano para entender, planejar e conectar-se com o que acontece em sua volta, é uma realidade comum para pacientes com Esclerose Múltipla. Por isso, a Neuropsicologia é uma especialidade importante no auxílio aos diagnósticos de déficits cognitivos (atenção, concentração e memória), bem como na indicação de tratamento e exercícios individuais ou em grupo para prevenção.

Fisioterapia

Promove esclarecimento e orientação ao usuário , familiar e cuidador na prestação de cuidados diários, buscando promover a qualidade de vida dos assistidos, elaborando um Manual Personalizado para a sua situação de dependência que requer cuidados permanentes. A experiência do trabalho das oficinas torna-se positiva quando uma de suas funções é também a de intervir no campo da cidadania. Assim, atuando no âmbito social, contribui como possibilidade de transformação da realidade atual no que diz respeito ao tratamento psicossocial. Em articulação com a área da saúde a ABEM encaminha os seus usuários portadores de Esclerose Múltipla aos profissionais terceirizados para habilitação/reabilitação.

Pilates

O pilates é muito importante para os pacientes de Esclerose Múltipla que possuem problemas musculares e de mobilidade. Os exercícios de pilates aumentam a flexibilidade e, em alguns casos, podem agir no tratamento de incontinências, que também são problemas comuns em pacientes de EM. Além disso, ajuda a diminuir inchaços, melhorar a respiração e a circulação.

Terapia Ocupacional

Trabalha com atividades humanas, planeja e organiza o dia a dia, possibilitando melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização de tempo, conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e no trabalho, objetivando o maior grau de autonomia e independência possível.

Grupos Operativos Temáticos

O objetivo é promover um processo grupal de aprendizado, através de uma leitura critica da realidade, bem como de uma apropriação ativa dessa realidade. Estimulando nos participantes uma atitude investigativa, e transformando este aprendizado em sinônimo de mudança. Os grupos trabalham na dialética do ensinar-aprender, o trabalho em grupo proporciona uma interação entre as pessoas, onde elas tanto aprendem como também são sujeitos do saber, mesmo que seja apenas pelo fato da sua experiência de vida; dessa forma, ao mesmo tempo em que aprendem, ensinam também. Os temas tão específicos para auxiliar o usuário a enfrentar situações adversas.

Neurovisão

Problemas na visão, na maioria dos casos, são os primeiros sintomas a aparecer em casos de Esclerose Múltipla. Visão dupla, embaçada ou turva, ou até mesmo a perda da mesma em um dos olhos, são obstáculos difíceis que afetam a qualidade de vida dos pacientes. Para tratar dessas funções é que existe a especialidade da Neurovisão, fundamental para a recuperação do bem-estar e saúde ocular. O profissional habilitado em neurovisão utiliza exercícios visuais que auxiliam na reorganização visual, colaborando também para recuperar funções importantes como caminhar e manter o equilíbrio.

Urologia

A prevalência de sintomas urinários em pacientes com Esclerose Múltipla é de 80%. Um número alto e perigoso, pois os problemas são bastante variados: incontinência urinária, frequência ou urgência para urinar são alguns exemplos. Disfunções como essas podem gerar quadros ainda mais sérios como infecções graves e intervenções cirúrgicas.

Psiquiatria

A Esclerose Múltipla é uma doença que, além de prejudicar funções físicas dos pacientes, pode acarretar alguns distúrbios psíquicos, por isso é comum diagnósticos de depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, entre outros, como comorbidades (quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas) em pacientes com EM. Portanto, em alguns casos, o acompanhamento psiquiátrico se torna extremamente importante para a reabilitação física. Ao oferecer a Psiquiatria aos nossos pacientes, temos como meta principal a prevenção e o alívio dos sofrimentos psíquicos, promovendo o bem-estar

Psicologia

Conviver com a Esclerose Múltipla é um desafio diário. E, para garantir a qualidade de vida, o apoio da psicologia torna-se fundamental para esses pacientes. E essa é mais uma das terapias que as pessoas com EM da ABEM encontram aqui. Temos uma equipe de profissionais capacitados para realizar as consultas.

Fonoaudiologia

Um dos principais sintomas de pessoas com Esclerose Múltipla é a alteração na fala e na dicção. A fonoaudiologia é importante para eles, pois auxilia na reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial. Assim, a qualidade de vida da pessoa apresenta um aumento significativo.

Nutrição

Segundo pesquisas, a alimentação saudável e correta reduz a quantidade de surtos ao longo da vida da pessoa com Esclerose Múltipla. O nutricionista preza pela qualidade da alimentação das pessoas, individualmente ou em grupo, indicando quais alimentos podem ser consumidos para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada. Um nutricionista está sempre preocupado com a segurança alimentar. Para isso, ele conhece a composição dos alimentos e está apto a elaborar um planejamento alimentar de modo a suprir a necessidade de nutrientes de cada paciente e a prescrever uma dieta que contribuirá para a saúde e o bem-estar do indivíduo, ao realizar um diagnóstico nutricional do paciente e considerar o seu estilo de vida.

Médico da Família

Capacitado para atender a pacientes desde o nascimento, os médicos de família podem lidar com até 80% dos problemas de saúde. A ideia central dessa especialidade é conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida, o que lembra a figura do médico de confiança.

Para entre em contato conosco:

(11) 5587-6050

(11) 94531-5758