A ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, é uma entidade beneficente, sem fins econômicos, fundada em 1984 por Ana Maria Levy e Dr.Renato Basile.

Uma organização social, reconhecida pelas autoridades, com Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal e filiada a Multiple Sclerosis International Federation – MSIF, sediada em Londres, que coordena as atividades pela  E.M no mundo todo.

A ABEM também é membro da International Progressive Alliance – associação internacional composta por um seleto grupo de associações de pacientes que pesquisam a cura da EM e membro ativo da REDLATEM – Rede Latino Americana de Esclerose Múltipla.

Nestes 39 anos, trabalha pela reabilitação Bio, Psico e Social de pessoas com ESCLEROSE MÚLTIPLA e seus familiares, em todo o Brasil, acolhendo e orientando as pessoas com EM, desenvolvendo o convívio social e despertando novos talentos em oficinas de artes.

A ABEM trabalha o ser humano de forma holística, integrando corpo e mente para uma melhor qualidade de vida. Utiliza técnicas de massoterapia, aromaterapia, cromoterapia e reflexologia além de utilizar programas de reabilitação multidisciplinar (fisioterapia, neurovisão, psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional). 

A ABEM tem o compromisso de oferecer atualizações de pesquisas sobre Esclerose Múltipla, produzindo conteúdo técnico científico, materiais de suporte e orientação às pessoas com EM, seus familiares e toda a sociedade.

Atua em advocacy em busca de melhores políticas públicas, em saúde, previdência e social para as pessoas com EM no Brasil, trabalhando para o fortalecimento da rede de associações de pacientes de EM em todo o Brasil.

WhatsApp Image 2021-04-01 at 1.52.01 PM
WhatsApp Image 2021-04-01 at 1.46.53 PM

Missão

Apoiar e fomentar atividades sociais, culturais e assistenciais; Prestar serviços de apoio em neurorreabilitação e pesquisas científicas; Atuar no controle social, na articulação das organizações de pacientes de esclerose múltipla de todo território nacional; Conscientizar, divulgar e esclarecer sobre a Esclerose Múltipla, suas terapias e melhores práticas em saúde, para pessoas com esclerose múltipla no Brasil.

Visão

Tornar-se no prazo de 5 anos um Centro de Referência oficial no Brasil em neurorreabilitação BioPsicosocial, pesquisa cientifica e incidência politica.

Valores

• Acolhimento
• Humanização
• Ética
• Transparência
• Cooperação
• Credibilidade
• Respeito

Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla