O que é Esclerose Múltipla (EM)

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

hands-holding-orange-ribbon-over-blue-sky-min

Embora a doença ainda seja de causas desconhecidas, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, geralmente  jovens, e de modo especial mulheres de 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.




A ABEM estima que cerca de 40 mil brasileiros são pessoas com Esclerose Múltipla.

A Esclerose Múltipla...

Sintomas mais comuns

Fadiga

Sintoma debilitante de instalação imprevisível ou desproporcional em relação à atividade realizada.
A fadiga é um dos sintomas mais comuns e mais incapacitantes da EM. Manifesta-se por um cansaço intenso e momentaneamente incapacitante. Muito comum quando o paciente se expõe ao calor ou realiza um esforço físico intenso.

Alterações Fonoaudiológicas

Podem surgir, no início da doença ou no decorrer dos anos, alterações ligadas à fala e deglutição com sintomas como: fala lenificada, palavras arrastadas, voz trêmula, disartrias, pronúncia hesitante das palavras ou sílabas, bem como dificuldade para engolir líquidos, pastosos ou sólidos.

Transtornos Visuais

Visão embaçada.

Visão dupla (diplopia).

Problemas de Equilíbrio e Coordenação

Perda de equilíbrio.

Tremores.

Instabilidade ao caminhar (ataxia).

Vertigens e náuseas.

Falta de coordenação.

Debilidade (nas pernas e ao caminhar).

Fraqueza geral.

Espasticidade

A espasticidade é a rigidez de um membro ao movimentar-se e acomete principalmente os membros inferiores. A parestesia compromete a sensação tátil normal. Pode surgir como sensação de queimação ou formigamento em partes do corpo. E outras sensações não definidas como dores musculares, por exemplo.

Transtornos Cognitivos

O paciente pode apresentar sintomas cognitivos em qualquer momento da doença, independentemente da presença de sintomas físicos ou motores. As funções cognitivas mais frequentemente comprometidas são processamento da memória e execução de tarefas. Os indivíduos se queixam muito que levam mais tempo para memorizar as tarefas e possuem mais dificuldades para executar as mesmas.

Transtornos Emocionais

Pode haver sintomas de depressão, de ansiedade, de humor, de irritação e de flutuação entre depressão e mania (transtorno bipolar).

Sexualidade

Disfunção erétil nos homens.

Diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres.

Comprometimento da sensibilidade do períneo (região da genitália), interferindo no desempenho do ato sexual.

Saiba mais sobre Esclerose Múltipla