Cartão da pessoa com EM

Saiba como solicitar o Cartão da Pessoa com Esclerose Múltipla

O que é o Cartão da Pessoa com EM?

É um cartão de identificação para que a Pessoa com EM comprove em estabelecimentos públicos que possui Esclerose Múltipla.

O cartão é exclusivo para identificação das Pessoas com Esclerose Múltipla devidamente cadastrados na ABEM e com laudo médico válido. Assim, não é possível confeccionar o cartão para familiares e/ou cuidadores.

Quem pode solicitar o Cartão da Pessoa com EM?

Pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla (CID G35).

O que é necessário para fazer a solicitação?

Em que consiste o Laudo Médico?

O Laudo consiste em Declaração de seu médico Neurologista informando que é uma pessoa com Esclerose Múltipla.

Contribuição

Enviar comprovante de pagamento da taxa de confecção e postagem do cartão no valor de R$: 33,00. Pagamento pode ser realizado através do Paypal (botão acima), PIX (chave: doe@abem.org.br) ou deposito em alguma de nossas contas.

Prazo

O prazo para confecção do Cartão da pessoa com EM é de aproximadamente de 30 dias a contar da data de recebimento de todos os documentos corretos.

Importante

O cartão é para uso pessoal, ou seja não é transferível.

Benefícios do cartão da Pessoa com EM

  • Pode ser apresentado em filas preferenciais.
  • Permite obter descontos em alguns cinemas, shows e eventos. (dependendo da lei do município onde você mora). 
  • Porém, o principal benefício do Cartão é, se acontecer algum acidente ou se passar mal, a Pessoa com EM poderá ser atendido com identificação correta da sua patologia para que os Médicos estejam preparados para tratá-lo da melhor maneira possível, principalmente se for o caso de precisar entrar em contato com o Médico que o acompanha ou com o familiar dessa Pessoa. O Cartão da Pessoa com EM é um cartão de identificação e não isenta os meios de aquisição de procedimentos legais para obtenção de direitos de sua cidade.
  • Todas as Farmácias Droga Raia e Drogasil disponibilizaram um desconto especial para as pessoas com EM que possuem o cartão da pessoa com EM.