São direcionadas a trabalhar as particularidades da expressão corporal para maior integração mente-corpo. A relação do sujeito com o seu próprio corpo e com o corpo do outro está estreitamente vinculada à maneira como este corpo é vivido psiquicamente. As atividades corporais que são dirigidas por profissionais especializados, contam com a participação de um ou mais terapeutas e têm como principal objetivo ajudar os beneficiários na reestruturação da sua imagem corporal, levando-o a fazer contato com o seu próprio corpo e com o corpo dos outros, de forma segura e prazerosa.

Terapias de Florais

Os Florais de Bach foram criados na década de 30 pelo médico inglês Edward Bach, que era um cirurgião bacteriologista, imunologista e homeopata de sucesso. Entendendo o ser-humano em sua totalidade, Dr. Bach acreditava que emoções equilibradas podiam promover uma melhor condição de saúde e bem-estar, e assim, após anos de pesquisa e sensibilidade, ele desenvolveu 38 essências que ajudam a equilibrar uma característica ou estado emocional negativo.

Terapia da Alma

Terapia em grupo realizado por psicólogo, com o objetivo de desenvolver temas como perdão, amor mágoas, solidão arrependimentos, etc. São temas que envolvem crença, valores, sentimentos que interferem e estão presentes no entendimento e no enfrentamento da esclerose múltipla tanto de familiares, amigos como da própria pessoa.

Arteterapia

Um processo terapêutico que utiliza dos recursos expressivos artísticos para estimular o desenvolvimento do conteúdo emocional e possibilitar o encontro consigo mesmo. Assim é a Arteterapia. Pinturas, músicas e contos facilitam o processo do autoconhecimento e promovem a autoestima, a melhoria nos relacionamentos e o bem-estar.

Mesa Lira

A Mesa Lira é um dos instrumentos da musicoterapia, ciência que utiliza frequências sonoras, sons e músicas como ferramentas terapêuticas. No tratamento com a Mesa Lira, o paciente deita em cima de uma grande caixa (daí o nome “mesa”) de ressonância com quarenta e duas cordas na parte de baixo, todas afinadas em Ré. O terapeuta então dedilha as cordas variando a intensidade e velocidade, o que pode levar a diversas sensações, como um profundo relaxamento. Além de alcançar a audição, a terapia proporciona uma “massagem sonora” percebida por todo o corpo, atingindo principalmente os sistemas nervoso, respiratório e muscular, e causa alívio em dores musculares, ansiedade e na capacidade respiratória.

Massagem

A massagem diminui o acúmulo de líquido orgânico de origem sanguínea, tomado por proteínas e lipídeos, chamado linfa. Consiste em massagear o corpo com cremes e óleos, que ajudam na diminuição do inchaço, regulam a função intestinal, relaxam e melhoram o sono. Geralmente as extremidades do corpo (braços, pernas, pés) necessitam mais destes cuidados, pois possuem maior facilidade de acúmulo destes líquidos.

Shiatsu

Uma massagem capaz de aliviar as dores e tirar o peso dos problemas do dia a dia. É esse o poder do Shiatsu. A técnica chinesa utiliza principalmente as mãos e os cotovelos para pressionar determinados pontos do corpo e estimular ou diminuir a circulação do sangue. Com isso, leva bem-estar e relaxamento, auxiliando na recuperação de energia e movimentos físicos. Os pacientes encontram nessa terapia uma alternativa para tratar de diversas dores que podem surgir com o desenvolvimento da doença.

Reflexologia

Terapia não agressiva que auxilia no tratamento da saúde. É realizada na posição sentada e são aplicados estímulos nos pés que atingem os órgãos vitais.

Terapia Cultural

Tem como objetivo principal de possibilitar o desenvolvimento das habilidades pessoais e sociais da pessoa com Esclerose Múltipla, além de informar a sociedade sobre as reais potencialidades e limitações desses indivíduos. Ao adentrar-se na complexidade do universo da arte, o indivíduo com necessidades educacionais especiais pode trabalhar os seus sentimentos em relação à sociedade, que na maioria das vezes, o discrimina ou o segrega, devido aos preconceitos e ao estigma.

(11) 5587-6050

(11) 94531-5758