O que fazer para sair de casa? 

Podemos pontuar assim é um tema sem sentido, mas considero muito importante.

Na verdade posso classifica-lo em dois estilos: sair com um planejamento ou sair no “susto”

 Aconselho aos portadores de EM e aos não portadores também, que planejem as suas saídas – porque há mais chance de serem bem-sucedidas.

Mas enfim, floreios à parte, um aviso para o pessoal portador: planejamento é muito bom.  

Comece planejando seu traje de saída. Tenha munição para incontinência urinária (fraldas e sondas) e se você é cadeirante, pesquise no local-destino  se há acessibilidade (inclusive sanitários), se há degraus no trajeto, se a rampa tem uma inclinação possível para você se conduzir ou para uma pessoa te conduzir.

Há um estacionamento  onde se pode desembarcar a cadeira? O local é protegido da chuva?

Se você consegue andar, há um local onde você pode sentar para descansar?

Há um transporte? Automóvel adaptado ou pessoa adaptada (aquela forte o suficiente te ajudar: põe a cadeira no carro sem se machucar).

Táxi acessível ou atende desde que você seja um bom usuário (você tem direito a viagem eventual) Ônibus, metrô, quais os desafios do transporte?

Alguém vai levantar para você sentar? Você será empurrado para entrar no trem ou metrô?

Seu programa deve ser maravilhoso de modo que valha a pena todo esse esforço para sair do seu lar.

Milhares de programas podem ser citados: passeio no parque, museus de arte, cinema, teatro,  exposições; o céu é o limite.  Temos também as saídas obrigatórias consultas médicas- agências do INSS fisioterapia; bancos (pagar contas) ou somente fazer compras.  Ou podemos sair só para dar uma caminhada para espairecer , caminhar deambulando ou numa cadeira de rodas.

Se o clima está bom, o passeio será ensolarado (não muito – para o pessoal que sofre com o calor). Se chover tirem o guarda-chuvas, não esqueçam de me contar como se usar o objeto informado com o andador kkkk.

Tudo isso eu comento para que não digam que nós temos má vontade para sair.

Acho que o mistério é a energia que é solicitada (baterias carregadas não são o forte em nós). Será  que teremos energia para terminar ou quiçá começar o programa?

Se a vida está boa, a depressão cuidada e o espírito elevado tudo dará certo.


Mas isso  dirá você, querido leitor, todos nós de alguma maneira temos dificuldades maiores ou menores, de todos os tipos para sair de casa. Prepare seu coração, não fique cansado de procurar e não desanime.

As adversidades podem ser maiores…. É um estresse mesmo, mas, talvez valha a pena.
Solicite ajuda, divida planejamento com amigos e parentes, não desista. Nunca…