Pesquisadores reforçam a ligação entre o vírus Epstein-Barr (EBV) e o risco de desenvolvimento de EM

Pesquisadores reforçam a ligação entre o vírus Epstein-Barr (EBV) e o risco de desenvolvimento de EM

A causa da Esclerose Múltipla (EM) não é totalmente conhecida, mas alguns estudos apontam a mistura de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. É difícil dizer se algo causa a EM definitivamente, ou se uma combinação de diferentes fatores aumenta o risco de desenvolvimento da EM. Um novo estudo importante reforça as evidências que sugerem que o vírus Epstein-Barr (EBV) pode ser um desses fatores de risco.

O que é Epstein-Barr (EBV)
O EBV é um tipo de vírus do herpes. É um dos vírus mais comuns, encontrado em 9 de cada 10 pessoas em todo o mundo e é transmitido através de fluidos corporais, como a saliva. Ele pode causar mononucleose infecciosa, também conhecida como febre glandular. Depois que o corpo se recupera de doenças, o EBV permanece “silencioso” no corpo – criando uma infecção oculta para toda a vida.

Como o EBV se relaciona com a MS?
Após o corpo humano ter lutado contra um vírus, o sistema imunológico deixa para trás partes do invasor – conhecidas como antígenos. O corpo reconhece os antígenos e estimula a produção de anticorpos, para ajudar o sistema imunológico a reconhecer o vírus se ele invadir o corpo novamente. Os anticorpos EBV foram ligados a vários tipos de cânceres e doenças auto-imunes, incluindo a Esclerose Múltipla. Estudos sugerem que anticorpos ocultos do EBV podem interagir com o sistema imunológico e o sistema nervoso, dando origem a patologias.

Vários estudos encontraram uma ligação entre o EBV e a EM, com até 99% das pessoas com EM descobrindo que têm anticorpos contra o EBV. Da mesma forma, a maioria das pessoas sem anticorpos contra o EBV tende a não desenvolver EM.

O que a nova pesquisa mostra?
O professor Alberto Ascherio e colegas da Harvard T.H. Chan School of Public Health em Cambridge, EUA, acompanharam 10 milhões de militares americanos durante 20 anos. O objetivo do estudo era analisar se a infecção por EBV aumenta o risco de desenvolvimento da EM.

No início do estudo, eles coletaram amostras de sangue de todos e mediram anticorpos contra o EBV para ver se os indivíduos tinham sido infectados no ano anterior. Em seguida, colheram amostras de sangue a cada dois anos, para testar se pessoas anteriormente não infectadas pelo EBV tinham entrando em contato com o vírus. O grupo também mediu o nível de Neurofilamento de Luz (NfL), que se trata um biomarcador – algo que pode nos dizer sobre o estado de uma doença. A NfL é frequentemente encontrada no sangue de pessoas que tiveram alguma forma de dano cerebral ou do sistema nervoso, como quando a mielina se rompe na EM. Em pessoas que passam a desenvolver EM, o nível de NfL no sangue é alto até seis anos antes dos sintomas da EM se desenvolverem. Ascherio e colegas descobriram que nas pessoas com EM, a NfL só aumentou após a infecção por EBV. Isto levou os pesquisadores a acreditar que a infecção pelo EBV veio antes do início da EM.

Dos 10 milhões de pessoas estudadas, 801 foram diagnosticadas com EM, dos quais 800 pessoas tinham anticorpos EBV. Eles descobriram que o risco geral de desenvolvimento da EM aumentou 32 vezes após a infecção com EBV. O grupo também estudou outros vírus, tais como o citomegalovírus (CMV), outro vírus humano comum. Eles não encontraram nenhuma mudança no risco de desenvolvimento de EM após a infecção pelo CMV.

O alto nível de risco aumentado em pessoas infectadas pelo EBV, junto com o grande número de pessoas estudadas, indica fortemente que o EBV pode ser um fator de risco importante no desenvolvimento da EM.

É importante reforçar que o estudo não prova conclusivamente uma relação causal e até onde se sabe, a Esclerose Múltipla em sua forma não é uma patologia transmissível.