Vitamina pode melhorar sintomas de esclerose múltipla

ok.alimentos-vitamina-b8-cursos-cptPacientes com esclerose múltipla progressiva que tomaram biotina altamente concentrada em grau farmacêutico apresentaram melhora significativa em 9 meses em comparação com aqueles que tomaram placebo.

O estudo incluiu 154 pacientes com idades entre 18 a 75 anos com Esclerose Múltipla primária ou secundária progressiva.

Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para os grupos placebo (n = 51) ou biotina oral (n = 103). A dose média foi de 300 mg/dia. O acompanhamento durou em média de 9 até 36 meses. A partir de 9 meses de tratamento observou-se melhoria dos sinais e sintomas da doença e evidência de uma diminuição no risco de progressão da doença.

A biotina é uma coenzima importante no metabolismo de energia e na produção de ácidos graxos. Portanto, tem como alvo dois mecanismos que podem estar envolvidos na Esclerose Múltipla progressiva: promover a mielinização e aumentar a produção de energia. “A hipótese é de que a biotina ajuda a retardar, parar ou reverter a progressão da incapacidade associada com desmielinização” afirmam os autores.

A biotina é uma vitamina hidrossolúvel muito importante para a saúde.

A deficiência na população em geral é muito rara, mas pode ocorrer em casos de consumo prolongado e excessivo de clara de ovo crua (a clara de ovo possui uma proteína chamada avidina que se liga à biotina e impede sua absorção. Ao cozinharmos o ovo, porém, a avidina é inativada, não interferindo no aproveitamento de biotina). Sua deficiência pode ocorrer ainda  em pacientes epilépticos tratados com drogas anticonvulsivantes, no alcoolismo crônico e na desnutrição energético protéica severa.

São boas fontes de biotina:

Fígado de galinha, lêvedo de cerveja, gema de ovo, farinha de soja, farelo de arroz, fígado de boi, nozes, amêndoas, aveia, feijão, cogumelo.

Referências Bibliográficas:

José de Felippe Junior e Váleria Cristina Paschoal – ControlSoft Nutrition 2004.

Medscape Medical News from the American Academy of Neurology (AAN) 67th Annual Meeting. B Vitamin Promising in Progressive Multiple Sclerosis. 2015.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/viverbem/2015/05/19/vitamina-pode-melhorar-sintomas-de-esclerose-multipla/?topo=98,2,18,,,77