Vencedora do Concurso Cultural de 2016

Vejam o depoimento da paciente de EM que ganhou o concurso cultural e como recompensa fez uma viagem para Maragogi-AL.

“Eu pensei em diversas maneiras sobre qual seria a melhor forma de começar esse relato, e porque não contar, de forma breve, um pedacinho da minha pequena história.

Meu nome é Natalia, tenho 26 anos e há cerca dois anos minha vida mudou, de uma hora pra outra me descobri portadora de uma doença que até hoje não sei direito o que pode causar na minha vida: a Esclerose Múltipla.

Passei então por uma fase de aceitação, a qual julgo ser a mais difícil, pois começaram a aparecer os meus maiores medos e receios, sendo que a maioria deles girava acerca do meu futuro.  Demorou em torno de um ano e muita terapia, e alguns surtos, para começar a ver que a Esclerose Múltipla de forma alguma me definiria, e para enxergar que o futuro é incerto para todos, sem exceção, e não seria essa companheira silenciosa, e muitas vezes incômoda, que condenaria ou definiria o meu futuro.

Minha história com a EM, de fato, ainda é muito pequena, mas percebi que com o tempo, cada surto e cada sequela, o medo e a insegurança me modificaram, fizeram com que eu me despertasse para viver de uma maneira mais intensa, me transformaram em alguém mais forte.

Essa mudança hoje me possibilita sonhar além, pois cada dia é um dia, novos obstáculos sempre estão surgindo, e não serão de forma alguma capazes de impedir meus sonhos, pelo contrário, é preciso utiliza-los para o meu fortalecimento, amadurecimento e aprendizagem.

E é essa constatação que me trouxe aqui. No fim de 2016, participei do Concurso Cultural #DeBemComaEM, promovido pela ABEM, eu tive a imensa felicidade de ser a vencedora com uma frase que criei e que sempre norteará a minha vida: “Medos e receios são despertados a cada surto, mas a EM é mais que o sentimento de medo e insegurança, ela me fez acordar, viver, forte e não me impede de sonhar e ser feliz”.

Como prêmio, eu pude escolher um destino para viajar: Maragogi – AL. Foram dois dias incríveis nesse paraíso de águas cristalinas e de uma paisagem azul que certamente não esquecerei. Visitei piscinas naturais de águas cristalinas e cheias de pequenos peixes, admirei a paisagem paradisíaca e cheguei a fácil constatação do quanto somos pequenos perante a imensidão do mar, do mundo, e que a vida é muito preciosa para deixar que algo ou alguém tente nos impedir de fazer QUALQUER coisa, sejam sonhos, vontades ou desejos.

Dificuldades todos nós temos em nossas vidas, o que eu sei é que mesmo com as adversidades eu vivo #DeBemComaEM!

Para finalizar não posso deixar de agradecer a ABEM, obrigada pela oportunidade, pelo apoio, pelas mensagens, pelo conhecimento, pelos ensinamentos transmitidos por vocês por meio do trabalho que realizam com as mídias sociais e na sede da instituição, que espero poder conhecer em breve.”

Natália Basso