Vacinas de mRNA COVID-19 (Pfizer-BioNTech e Moderna) e EM

Vacinas de mRNA COVID-19 (Pfizer-BioNTech e Moderna) e EM

Nossas orientações atualmente referem-se apenas às vacinas de mRNA (Pfizer-BioNTech e Moderna), uma vez que estas foram avaliadas por nossos especialistas clínicos e científicos. Sabemos que outras vacinas para o COVID-19 estão em uso em diferentes países, e nosso objetivo é atualizar nossas recomendações para cobrir essas vacinas o mais rápido possível.

As vacinas de mRNA funcionam usando parte do código genético do coronavírus para solicitar uma resposta do sistema imunológico humano, que por sua vez irá gerar uma resposta humana para produzir anticorpos e células T (uma população especial de células brancas do sangue) para lutar contra o vírus. Todos os dados relativos a essas vacinas de mRNA COVID-19 vêm de ensaios clínicos, que foram cuidadosa e exaustivamente revisados ​​e, em seguida, aprovados pelas autoridades regulatórias.

Não sabemos quantas pessoas nos ensaios clínicos de vacinas de mRNA tinham EM, portanto, os dados sobre a segurança e eficácia das vacinas de mRNA COVID-19 especificamente para pessoas com EM ainda não estão disponíveis. Nossa orientação é, portanto, baseada em dados da população em geral nos ensaios clínicos de vacinas e orientada pela experiência anterior com relação à vacinação de pessoas com EM. Atualizaremos nossas orientações à medida que mais dados surgirem.

Pessoas com EM devem receber uma vacina COVID-19

A ciência nos mostrou que as vacinas de mRNA COVID-19 (Pfizer-BioNTech e Moderna) são seguras e eficazes. Como outras decisões médicas, a decisão de obter uma vacina é melhor tomada em parceria com o seu profissional de saúde. Você deve tomar a vacina de mRNA (Pfizer-BioNTech ou Moderna) se é assim que ela estiver disponível para você. Os riscos da doença COVID-19 superam quaisquer riscos potenciais da vacina. Além disso, membros da mesma família e contatos próximos também devem receber uma vacina de mRNA (Pfizer-BioNTech ou Moderna), quando disponível, para diminuir o impacto do vírus.

As vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna COVID-19 requerem duas doses. Você precisa de ambas as doses para que seja totalmente eficaz. Você deve seguir as diretrizes locais, regionais e nacionais sobre o momento da segunda dose. Se você tomou COVID-19 e se recuperou, você também deve tomar a vacina, uma vez que não parece que uma infecção anterior protege indefinidamente contra infecções futuras por COVID-19. Observe que após a vacinação completa (ambas as doses), pode levar até três semanas para atingir a imunidade máxima.

Não sabemos por quanto tempo uma pessoa vacinada fica protegida de COVID-19, embora os dados de ensaios clínicos indicam que a proteção é muito alta (ou seja, as pessoas vacinadas têm um risco muito baixo, menos de 5%, de apresentar sintomas de COVID-19 se expostas ao vírus) por pelo menos vários meses. Doses repetidas das vacinas COVID-19 podem ser necessárias nos anos futuros.

Pessoas com EM progressiva, aqueles que são mais velhos, aqueles que têm um nível mais alto de deficiência física (por exemplo, distância curta), aqueles com certas condições médicas (por exemplo, diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas e pulmonares) e pessoas negras com EM e possivelmente pessoas do Sul da Ásia com EM, estão entre os grupos com maior risco de hospitalização devido ao COVID-19.

As vacinas de mRNA (Pfizer-BioNTech e Moderna) são seguras para pessoas com EM

As vacinas de mRNA (Pfizer-BioNTech e Moderna) não contêm vírus vivo e não causaram a doença COVID-19. As vacinas de mRNA (Pfizer-BioNTech e Moderna) provavelmente não desencadearam uma recaída de EM ou vai agravar seus sintomas crônicos de EM. O risco de contrair COVID-19 supera em muito qualquer risco de recidiva de EM com a vacina.

As vacinas de mRNA (Pfizer-BioNTech e Moderna) podem causar efeitos colaterais, incluindo febre ou fadiga. A febre pode piorar temporariamente os sintomas da EM, mas eles devem retornar aos níveis anteriores depois que a febre passar. Mesmo se você tiver efeitos colaterais com a primeira dose, é importante receber a segunda dose da vacina para que ela seja totalmente eficaz.

As vacinas de mRNA COVID-19 (Pfizer-BioNTech e Moderna) são seguras para uso com medicamentos de MS

Continue a sua terapia modificadora da doença (Tratamento), a menos que seja aconselhado pelo seu profissional de saúde de EM para interrompê-la ou adiá-la. A interrupção abrupta de alguns tratamentos podem causar grave agravamento da doença. Com base em dados de estudos anteriores de outras vacinas e tratamentos, é seguro obter as vacinas de mRNA (Pfizer-BioNTech ou Moderna) durante o uso de qualquer tratamento. Alguns tratamentos podem tornar a vacina menos eficaz, mas ainda assim fornecerá alguma proteção. Para aqueles que estão tomando ofatumumabe, alemtuzumabe, cladribina, ocrelizumabe ou rituximabe – pode ser necessário coordenar o momento da sua vacina com o momento da sua dose do medicamento. Trabalhe com o seu profissional de saúde MS para determinar o melhor horário para você.

Todos nós temos a responsabilidade pessoal de retardar a propagação da pandemia e eliminar o vírus o mais rápido possível

As autorizações de vacinas seguras e eficazes para COVID-19 nos colocam um passo mais perto de eliminar esta pandemia. Em áreas onde há transmissão local contínua de COVID-19, além de ser vacinado, você deve consultar as diretrizes locais sobre estratégias de mitigação da transmissão, que provavelmente incluem o uso de máscara facial, distanciamento social e lavagem das mãos.

The coronavirus and MS – updated global advice | MS International Federation (msif.org)