TER OU SER – Blog da Daniela

Temos Esclerose Múltipla ou somos Esclerosados? Muitas vezes brincamos entre nós dizendo: “Não liga não fulano é esclerosado!”; outras vezes dizemos: “eu tenho esclerose múltipla!”.

Na verdade acredito que não deveríamos adotar nem um nem outro rótulo. Somos pessoas com esclerose múltipla. Pessoas que tem uma doença incurável, progressiva e degenerativa.

Ai! Agora doeu admitir isso, mas vejamos se conseguimos chegar num ponto mais otimista, porém realista.

Não quero tapar o sol com a peneira, mas sejamos justos. Na verdade não somos escravos da doença, a esclerose múltipla não nos tem e não pertencemos a ela. Somos seres humanos com uma enfermidade, que podemos e devemos controla-la e ficarmos no controle da situação, desde que, não nos entreguemos e segamos os tratamentos e terapias indicados.

Podemos concluir com isso que temos de uma patologia, mas que ela não nos tem, tampouco nos impedirá de fazermos o que desejamos e o queremos.

Se a Esclerose Múltipla não nos tem, então nós somos a Esclerose Múltipla? Nada disso nós somos pessoas, com muitas capacidades, defeitos e virtudes como todos os seres humanos.

A patologia apareceu e temos de conviver com ela sem sermos submissos ou escravos dela. Pensando bem todas as pessoas tem alguma coisa com que se preocupar, algo para tratar, somos todos seres humanos e todos diferentes.

Cada ser humano é único, singular, com suas peculiaridades. Ser diferente é normal.

Parece sem sentido, mas é a pura realidade, cada um de nós tem desafios e obstáculos a superar. O nosso é a Esclerose Múltipla.

Ela pode nos fadigar, embaralhar nossas vistas, travar nossa pernas, ou outro tipo de sintoma, não importa qual. O que importa é que ela não nos impede de conquistar coisas, de realizar desejos,. Podemos demorar um pouquinho mais ou percorrer um caminho mais longo, diferente, mas alcançaremos os nossos objetivos.

Ter conhecimento do que sentimos e do que queremos é primordial para nossa vida. Não importa o tamanho da montanha nós iremos escalá-la e chegar do outro lado, alcançar nosso objetivo.

Aprendi que com inspiração e dedicação, podemos tudo. Então “levante a cabeça e de a volta por cima”…

Vamos pensar positivamente, as limitações não são impossibilidades, são pedras no caminho que temos de transpor, pulando ou encontrando outro caminho, implodindo a pedra, sei lá…

Não podemos esquecer de lutar e de que a Esclerose Múltipla não poderá nos impedir…

Daniela Fernandes

Abem_06(1)
Daniela Fernandes de Souza, advogada, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do São Bernardo Campo, em 1999, Sempre trabalhou na área de Direito Público. Está diagnosticada com Esclerose Múltipla há oito anos.
É mãe de uma linda garotinha Ana Clara de Souza Fenelon Machado, de quatro anos.
Esta aposentada por invalidez desde janeiro de 2016. Seu último emprego foi na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo na Secretaria de Trânsito. Escreveu um livro autobiográfico lançado em outubro de 2015 – “Eu, A Esclerose Múltipla e a Vida”.