Suporte da família

foto8Quando uma pessoa da família recebe um diagnóstico de Esclerose Múltipla, toda a família será afetada. A EM traz mudanças que pode ser estressante para toda a família. Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar a sua família os desafios do tempo, trabalham juntos e ainda se divertir. Manter uma alimentação saudável, ambiente familiar favorável pode ser o maior conforto ao enfrentar o desafio da EM.

Alterando e desafiando os papéis

A Esclerose Múltipla muitas vezes leva a mudanças nos papéis familiares. Como a Esclerose Múltipla progride, a pessoa que já foi o principal apoio financeiro para a família pode ter que reduzir a jornada de trabalho, reduzindo a renda familiar. Um cônjuge ou parceiro pode precisar fazer ajustes de trabalho, a fim de trazer mais renda ou manter o seguro de saúde. Alguém que foi o principal prestador de cuidados infantis de repente, pode contar mais com um cônjuge para ajudar na criação dos filhos e afazeres domésticos. As próprias crianças podem ser esperados para assumir as tarefas domésticas e adicional pode ser necessário ajustar a um pai que não podem participar plenamente em algumas atividades.

As famílias precisam ser paciente e flexível quando descobrir um novo ritmo de vida em torno de esclerose múltipla. Reuniões semanais da família pode ajudá-lo a resolver através de preocupações e dificuldades, dando a cada membro da família a oportunidade de falar abertamente. Comunicação e planejamento são as chaves para resistir ao stress.

Não hesite em pedir ajuda. Aconselhamento e grupos de apoio podem ajudar cada membro da família lidar com os desafios da Esclerose Múltipla. Adolescentes e cônjuges podem beneficiar mais se aderir a um grupo de apoio especificamente para os entes queridos de pessoas com Esclerose Múltipla.

Continue a fazer atividades juntos como uma família. Embora algumas atividades da família podem ter de ser ajustada, não deixe de passar algum tempo juntos por causa da esclerose múltipla. O tempo gasto apreciando a companhia do outro, se divertir e relaxar mantém a sua família saudável.

Por isso, o apoio da familia é fundamental para ajudar o portador a transpor todas as dificaldades que ele enfrentará.