Opções de tratamento

foto6Embora não exista a cura para a Esclerose Múltipla, há tratamentos que visam reduzir surtos e assim o acúmulo de incapacidade com o tempo. A definição da melhor terapia depende da forma de manifestação da EM. A indicação é feita pelo neurologista. Quanto antes iniciar o tratamento pode-se:

  • ■ Reduzir a inflamação;
  • ■ Reduzir a lesão do axônio;
  • Reduzir a exacerbação clínica;
  • Reduzir a progressão com o tempo.

Além da medicação para a EM, existem medicamentos que buscam aliviar os sintomas como a dor, dormência, urgência urinaria, fadiga, entre outros.

Cada sintoma deve ser discutido com o neurologista a fim de viabilizar a melhor conduta e orientação.

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO PRECOCE NA EM

Adultos jovens que tiveram uma síndrome clinicamente isolada, e que tem um tipo de ressonância nuclear magnética cerebral, com determinadas alterações detectadas, pode ter um risco muito elevado de desenvolver esclerose múltipla. Os testes clínicos demonstraram que as pessoas respondem melhor quando são tratadas com medicamentos para EM.

Quando uma pessoa com esclerose múltipla tem uma primeira síndrome clinicamente isolada, a doença já atacou o cérebro por algum tempo. O processo é comparado com a uma locomotiva rolando morro abaixo. Uma vez iniciada a resposta auto-imune, é quase como um trem passando por cima do topo de uma colina. Você terá um tempo muito mais fácil de diminuir a velocidade no início de seu curso, quando mais tarde o ritmo começa a ficar fora de controle.

Colocar um freio na locomotiva de EM fora de controle, significa tomar uma medicação. Diminuirão ou até desaparecerão lesões novas.

 

foto7