Espiritualidade

Em tempos de pandemia a ação mais comum e que mais vem trazendo angústia nas pessoas é o isolamento social. Porém, esse momento tem se mostrado propício ao exercício da reflexão e maior contato com o nosso eu interior. Nunca se foi tão falado em saúde mental como hoje em dia, pois se vê necessária cada vez mais sua necessidade, e a espiritualidade é um de seus principais pilares.

               Na vida passamos por diversas surpresas, sejam tombos, encontros, alegrias ou tristezas. Quando são surpresas cotidianas até temos estrutura para lidar com elas, porém quando se passa por uma dificuldade maior, a fé se torna um dos recursos mais importantes para o nosso bem-estar. Um exemplo comum é quando se fala em vida após a morte.

É muito mais angustiante pensarmos que após o falecer iremos nos deparar com o nada. Mesmo sem provas ou relatos, as pessoas acreditam que a vida não acaba na morte, que há algo além disso, pois traz a elas segurança e maior aceitação ao momento em que tiverem de partir. Esse é o poder da fé, o poder de acreditar que nossa situação será melhor do que pensamos, que há esperança no fim do túnel, mesmo que isso seja incerto. A fé traz segurança.

Exemplos de situações que causam insegurança são a pandemia, a qual não se tem previsão de quando acabará, e a Esclerose Múltipla. No caso da Esclerose Múltipla é comum os portadores se sentirem inseguros ou com medo, pois é um diagnóstico crônico que acaba surgindo de surpresa. Muitos acreditam que chegaram no fim do túnel, ficam pessimistas, angustiados ou ansiosos. Dessa forma é difícil para o portador aceitar o fato de que agora deverá buscar mais qualidade de vida. Porém com a fé é possível ver esperança de que sua situação atual poderá melhorar, o que facilita a adesão do mesmo ao tratamento.

Além do poder de acreditar e de nos trazer mais segurança, a fé tem o caráter de autoconhecimento. Se pararmos para analisar, cada pessoa tem sua própria visão, religião, deuses e crenças. Para uns Deus é um amigo, para outros é um pai. Isso mostra que quando olhamos para a nossa espiritualidade, olhamos para nós mesmos, pois é através de nossa interpretação e nossos ideais que construímos esse pilar tão importante para o nosso bem-estar. Assim quando entramos em contato com Deus, entramos em contato com o nosso próprio eu interno.

Dessa forma, em um momento de tantas incertezas e dúvidas, a espiritualidade tem se mostrado um dos fatores mais importantes para que mantenhamos nossa estrutura perante as mais diversas situações que a vida nos traz.

Equipe de Psicologia da Abem