Atlas da Esclerose Múltipla: o maior mapeamento da doença no mundo

atlas da esclerose multipla em portuguesComo parte das nossas celebrações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que acontece neste dia 27 de maio, estamos lançando oficialmente no Brasil em parceria com o laboratório Novartis, o Atlas da Esclerose Múltipla em português.

 >> Baixe o Atlas da Esclerose Múltipla em baixa resolução <<
>> Baixe o Atlas da Esclerose Múltipla em alta resolução <<

Editado originalmente em ingês pela Multiple Sclerosis International Federation, o Atlas atualiza os dados de sua primeira edição, publicada em 2008, e mostram um aumento de 10% no número de diagnósticos de EM e de 30% no número de neurologistas. Nos países emergentes, o número de aparelhos de ressonância magnética – necessários para o diagnóstico e acompanhamento da atrofia e das lesões cerebrais – dobrou no mesmo período.

“O objetivo da Abem é chamar atenção dos gestores e profissionais da saúde para que, em parceria com as demais associações nacionais de EM, possamos garantir que os pacientes brasileiros tenham acesso a diagnóstico, tratamento e informação sobre a doença”, revela Suely Berner, diretora superintendente da ABEM. “O Atlas revela que nos últimos anos o suporte global aos pacientes e os serviços de saúde melhoraram significativamente, nosso desafio agora é torna-los acessíveis aos pacientes no Brasil”, completa.

O levantamento mapeou 2,3 milhões de pacientes em 2013, em todas as regiões do globo. Cerca de 85% deles apresentam esclerose múltipla do tipo remitente recorrente, 10% do tipo progressiva primária e 5% progressiva secundária. O documento foi produzido pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF), em parceria com a ABEM e outras associações de esclerose múltipla em 101 países.

Para ter acesso ao conteúdo integral do Atlas, baixe o arquivo nos links acima.