Amai o próximo como a ti mesmo.

Pediram para escrever sobre o “EU”,  como sou do contra , vou escrever tudo na terceira pessoa. Espero que vocês se identifiquem com o personagem.

Maria levantou-se, já estava acordada há muito tempo; a partir das quatro horas ela não dormia, não profundamente, não descansando. Ainda meio tonta por causa do medicamento da noite, levantou-se para tomar banho. 

Logo depois viria o café, mais remédios, o café fumegante, que ela batizava com água fresca para esfriar e diluir

Se o mundo não girasse, seria melhor, pelo menos em torno do eixo dela.

Daqui a pouco a fisioterapia, necessária, mas exigente dos seus músculos  e disciplina.

Mais tarde , a fisioterapia da mente, ler jornal; artigos de opinião e informações.

A sala deve ser varrida e o banheiro limpo. Maria se esforça por fazê-lo , mas precisará de ajuda. Ela varrerá metade da sala e limpará o vaso, e já estará cansada.

O mundo gira , talvez caia, mas  para isso não acontecer, precisa tomar cuidado. Pequenos intervalos de repouso são bem-vindos.

O cansaço mata, mas é importante não se largar, não desistir. Que vontade que dá!

Ela tenta ajudar na cozinha- lava a pouca louça do preparo de um alimento; lava uma alface. As pernas não ajudam, porém desistir jamais.

Se as coisas fossem diferentes, talvez ela fosse professora/pesquisadora de alguma Universidade; se as coisas fossem diferentes ela ganharia muito mais ou  talvez não. Na  verdade , a bondade da vida, seja o benefício da dúvida.

Ela ja almoçou , o enjoo está de volta, é bom dar um tempo; descansar.

Está muito calor, mas ela não vai desistir, logo o frescor do outono arrefecerá a febre.

Mãos e cabeça sem serventia são oficina do Diabo, é bom fazer uma atividade manual: crochê ou tricô ou fuxico, ou qualquer coisa que alivie a ansiedade.

Já passou o dia, é noite. Resumo: mais um dia. Como tantos outros, nesse dia de restrições por causa da pandemia de Covid-19.

A lição aprendida é que não vale se lembrar da sua própria pessoa e ignorar o mundo. 

Mas cuidar de sua vida, é também cuidar dos outros. Se ela estiver bem, sua mãe estará bem, suas irmãs estarão bem e ela podera ajudar a quem precise.

Os médicos em videochamadas; a necessidade de autocuidado é um tabu. Ela se sente responsável por aquele corpo, por aquela alma

Cuidar e deixar ser cuidada, na doença, na saúde. A fisioterapia- a alimentação, os remédios. A higiene pessoal e mental.

Não só para ela, para todos. Descansar; é o melhor a fazer. Autocuidado é o equilíbrio do cuidar de você e dos outros.

“Eu quero uma licença de dormir,

Perdão para descansar horas a fio

Sem ao menos sonhar

A leve palha de um pequeno sonho. 

Quero o que antes da vida foi o sono profundo das espécies, a graça de um estado.

Semente

Muito mais que raízes “

Adélia Prado