Mãe e Mulher

Mãe e mulher. Esta é uma experiência de vida. Não é ficcional. Eu admiro muito minha mãe , mulher forte e lutadora.

Tudo começou em Portugal onde ela nasceu; veio com 8 anos de navio para o Brasil

Não é por ser minha mãe, mas por ser uma mulher de tirar o chapéu.

Estudou muito e fez faculdade, coisa inédita em sua família. E meu avô avançado para época, permitiu que ela estudasse sem trabalhar, quando o resto da família achava que ela tinha que ser costureira.

Não quero desmerecer aqui nenhuma costureira, só quero dar importância ao Ensino Superior em uma época, em que não era comum, mulheres frequentarem uma faculdade.

Na labuta do dia a dia, o dinheiro não veio fácil, meu avô até faxina de prédio fez, como os imigrantes faziam para ter uma renda para suas necessidades.

Minha avó outra mulher que admiro, passava e engomava as camisas do maestro do teatro municipal. Lembro pouco dela; morreu cedo lutando contra um câncer.

Mas voltando à minha mãe- ela se dedicou à carreira acadêmica e mais ainda à docência; foram gerações, que passaram pelo seu olhar atento e dedicação de quarenta anos.

No seu trabalho enfrentou preconceitos por ser mulher, a frase de advertência era: “Mariazinha não vá engravidar”

Foram inúmeros alunos pós-graduandos que passaram por suas mãos, e que hoje ocupam cargos de professores universitários. O dom de ensinar era sua estrela guia.

Conseguiu se reerguer depois de sua aposentadoria quando muita gente entrega-se de corpo e alma a vadiar. Dedicou-se  ao curso: “ a arte de envelhecer” para a terceira idade. E na hora em que estávamos mais necessitados economicamente, assumiu as aulas em outra universidade.

Cada mulher é uma caixinha de surpresa; ela também. Ela agora se tornou minha cuidadora:- quero agradecer, porque eu como mulher portadora de esclerose múltipla era uma pessoa deprimida e tinha meus demônios  com quem lidar, . Minha mãe me atende em minhas necessidades : quando caio é a mão que me ergue; quando me machuco, me ampara. Nunca desistiu; e olha que dou trabalho, sou teimosa..

Para mim, ser mulher, é um símbolo de resistência: -quem pode dar à luz e no dia seguinte estar no tanque lavando fraldas de outras três crianças, minhas irmãs?

Sei que para meu pai, não deve ter sido fácil, “era o bendito entre as mulheres” : quatro mulheres na adolescência, fortes de gênio

Mas estamos aqui- unidas pela minha mãe, ela quer sempre a família unida.

Ela é  hoje cuidadora de uma filha com ESCLEROSE Multipla, ela nunca imaginou isso, às vezes a tristeza bate

Mas ela é forte, é mulher.

Juntas, somos mais fortes


“…Além disso, a vantagem feminina também se manifesta na menor prevalências e nos melhores resultados de diversas doenças infecciosas; de fato. diferenças inatas e adaptativas do sistema imunológico entre os sexos, e a favor das mulheres já estão bem documentadas” (The  Better Half: on The Genetic superiority of Womem, Sarin Moalen citada por Cecilia Machado – Ser homen é fator de risco para Covid. Folha de São Paulo 02/03/21